quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Amor aos Livros!


Diariamente leio os principais jornais do país e hoje me deparei com uma notícia adorável. Segue o link para os mais curiosos: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/778644-acho-que-o-livro-impresso-esta-longe-de-morrer-diz-robert-darnton.shtml.

Uma das minhas paixões é sem dúvida os livros. Nossa e que paixão, que amor, eu simplesmente adoro ler. Onde mais conseguimos nos concetrar, nos fechar e mergulhar profundamente em uma histório bem contada? Ou em uma leitura mais técnica escrita com primor? Até mesmo livros de poemas. Como são deliciosos.

Os romances particularmente são os mais apaixonantes. Gosto de quase todos, sejam os de ficções, os históricos, ou até mesmo os mais fantásticos. 

Aqui no blog já falei de um dos melhores que já li até hoje. Apesar do escritor não ser muito conhecido, "A menina que roubava livros" é um doce romance regado de segunda Guerra escrito por Markus Zusak. O cara é australiano, não sabe nada de Guerra e em 2006 publica uma obra prima. Vale a pena ler.




Hoje quero indicar um livro de um escritor, oposto ao de cima, o mundialmente conhecido C.S.Lewis. Em seu livro "A abolição do homem" de 1943 retrata de um ponto de vista mais acadêmico alguns pontos importantes de nossa sociedade. Apesar de ter sido escrito há mais de 60 anos, ainda é atual e pertinente.



Bom se eu puder escrever em uma frase sobre a leitura, fica a dica: "Eu posso viajar, me encantar, mergulhar fora do mar e ouvir as palavras que são inaudíveis com cheio suave de papel novinho! Quel tal desconctar para embarcar em uma tecnologia sem restrição de banda?".

Beijinhos queridos

http://twitter.com/Beatrizmenezes

New Daydreams


Um certo "cabeça de abóbora" me disse que para um blog ficar famoso na Internet ele tem que ser atualizado todos os dias. Basicamente falei: e aí, quem se importa? Passada essa análise inicial pensei comigo mesma: peraí, eu me importo. Claro que não pela possibilidade do blog ficar famoso e sim pelo fato que: quanto mais pessoas passarem por aqui e o Espírito de Deus agir de alguma maneira, melhor. Decidi que vou me esforçar mais: textos menores, mais pensamentos só que um pouco mais conexos, palavrinhas básicas, etc. Claro, que pra quem já acompanha o Daydreams, não perderei o "fio" inicial, a fonte e os nada básicos devaneios. Podem ficar tranquilos: vamos lá?

Palavrinha Compartilhada

Está lá em provérbios capítulo 31 verso 8: "Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação". Colocando bem claro para quem precisa: Fale por aqueles que não podem falar, não porque são mudos patologicamente, mas porque simplesmente não são ouvidos, auxiliem aqueles que encontram-se desamparados, sem consolo, sem alguém para os suportar. Não negligenciem aquilo que Deus tem colocado a nossa frente. Se puder fazer, faça! Para concluir fico com as palavras de Tiago: "Aquele que pode fazer o bem e não o faz, comete pecado" ou seja, desagrada a Deus. Bora pra frente? Sem pensar somente no umbigo da gente?

Bom espero que vocês gostem. Continuo aceitando idéias e trocando-as pelo e-mail também.

O twitter tá aqui: @beatrizmenezes.

Beijos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quebrando paradigmas


Nossa, como nós sempre temos coisas pré-definidas na nossa mente não é mesmo? Esses são os paradigmas. Definição: Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido.

Estava pensando nisso, refletindo no que é certo ou errado, no que é o correto dentro de uma sociedade ocidental, ou até mesmo errado.

São tantos paradigmas em nossa volta. Cheio de não pode isso, não pode aquilo, é melhor fazer assim ou não, tem que ser "assado". E por incrível que pareça, as pessoas ainda acreditam que são elas estão fazendo as próprias escolhas.

Precisamos ter bem claro em nossa mente que a grande maioria das coisas que nos cercam nada mais são do que paradigmas, ou quem sabe dogmas da sociedade contemporânea. Vivo falando aqui de sonhos, escolhas, mudanças, "normalidade", enfim, sobre o quanto nossas escolhas interferem em nossas vidas. Se não pararmos pra pensar que as nossas escolhas hoje podem se transformar em "abacaxis" ou "café" mais a frente é tolice. Além de não podermos esperar colher algo diferente do que plantamos não sabemos nem em que tempo isso vai chegar. Observem o exemplo anterior, abacaxi tem um tempo para a colheita bem diferente do café, não é?

Temos que avaliar bem se nossas atitudes são no automático. Vocês vão descobrir que a grande maioria delas são sim, mesmo que sem perceber, completamente moldados dentro de um padrão onde as escolhas sequer são necessárias. O que eu quero dizer com essa idéia então? Quero falar que precisamos ficar atentos onde realmente podemos escolher. Por exemplo, você pode escolher onde quer morar, o que comer, o que estudar, ou simplesmente não optar por nada disso. Apesar de nossa sociedade nos impor algumas dessas coisas como obrigatórias elas não o são de fato. Só porque você já passou dos 30 mulher e não casou não quer dizer que será tia ou uma velha resmungona. Foram as suas escolhas, sempre nossas escolhas. Isso não é certo ou errado, foi o que eu escolhi para a minha vida. É isso que temos que ter na cabeça.

A bíblia nos diz que de nada adianta sim sim e não não frente a vontade da nossa carne. Não adianta falar e falar com alguém ou alguém falar com você o que pode ou não pode. Podemos sim advertir no tocante ao que acreditamos ser melhor. Vejam que disse acreditamos, podemos estar errados. Mas quem se importa?! Ser um ponto fora da curva da "normalidade" não é problema, o problema é estar perdido, sequer ter um caminho.

Abra mão daquilo que julga ser correto e busque fazer tudo em amor. Pode ter certeza que dará certo. Só por favor, não desistam, nunca desistam. Buscar saber a vontade do Pai nos ajuda demais, nos dá um norte não um caminho mais fácil. Fica a dica!

Que tal rompermos?

Uma das palavras mais vivas dentro do meu coração Paulo disse em Romanos cap. 12 vs. 2. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

Os mais fora da curva que eu conheço (perto deles eu sou uma mocinha do séc. XIX de comportada) - PinGODagua no video!