quinta-feira, 3 de maio de 2012

Da série Das Coisas - Cuidado com o seu coração Anseia


Em junho do ano passado escrevi o post abaixo. Logo na frente adicionei como está hoje e sublinhei pra vocês verem. Segue:

Quero poder caminhar sem ter que olhar para os lados a cada minuto. - Essa "neurose" diminuiu com a mudança do local de trabalho.
Quero ter tempo para contemplar mais. - Essa tá difícil, acho que até deu uma piorada. Federal eu te amo!
Quero ter alguém que me dê boa noite todos os dias. - Essa já é verdade!
Quero ajudar os outros a serem mais alegres. - Tô conseguindo também!
Quero poder dar e receber pelo menos três abraços de amor diários. - Consegui!
Quero esperar mais do mundo sem ser tão frustrada. - Ainda aguardando.
Quero poder acreditar mais nas pessoas. - Melhorando.
Quero entender mais sobre muitas coisas que não entendo. - Essa já é mesmo, porque a medida que vamos envelhecendo acontece naturalmente.
Quero ter mais paciência (comigo e com os outros). - Ainda grande fraqueza.
Quero aprender a amar mais. - Aprendendo.
Quero conseguir fazer menos daquilo que não quero fazer mais. - Luta diária, mas "tamo" caminhando.
Quero aumentar minha intimidade com o Pai. - Yeah baby e não pode parar!
Quero ensinar mais pessoas. - Pode-se dizer que não, andei pra traz.
Quero ver minha família toda sarada, livre, feliz. - esperando em fé. Mas um já foi : )
Quero ser mais simples e ao mesmo tempo profunda. - Aprendendo.
Quero descansar mais. - Sim!
Quero ler mais livros. - Não, muito triste (teses contam?)
Quero querer aquilo que devo querer e não aquilo que nos faz sofrer. - Melhorando.
Quero aprender a orar com mais intensidade. - Aprendendo.
Quero conhecer a maior quantidade de lugares no mundo. - Fiz mais um tanto de viagens!
Quero ser excelente no que me propor fazer. - Fato.
Quero ouvir mais e falar menos. - Consegui esse também.
Quero ser uma mulher sábia. - Tempo, tempo.
Quero andar mais descalço. - Ainda quero mais esse hihi
Quero me diminuir. - Anseio diário.


Muitos aprendendo, quer dizer que as coisas estão andando não é mesmo?
Alguns só com mais tempo.
E muitos que consegui neh pessoas?!
Muito feliz por ver essa listinha e ver que ela cresceu também. Em tempo oportuno compartilho mais com vocês.


As perguntas originais permanecem: O que você quer?
O que pode fazer para conseguir o que quer?

Bora correr atrás comigo?


@beatrizmenezes

terça-feira, 1 de maio de 2012

Adoração

Contemplação tem sido algo que permeia minha vida ultimamente.



Sabe pessoal, quando entendemos que somos livres da religiosidade, livres de tudo aquilo que nos prende, que as nossas escolhas perduram pela eternidade e tantas outras coisas que sempre falo por aqui no Daydreams, finalmente compreendemos a liberdade de Cristo.

Ser livre é poder fazer aquilo que se quer ou então deixar de fazer algo porque o certo é que seja assim e isso é uma opção nossa.
Liberdade vai muito além do pode/não pode. É a liberdade de poder distinguir o que se aplica ou não a luz da verdade. É poder verdadeiramente poder escolher. Não fazer porque todo mundo faz e sim porque você quer e entende todas as implicações daquilo logicamente.

Paulo, nas suas primeiras cartas a igreja, declara por mais de uma vez que: "todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convêm; todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas me edificam". Mais a frente ele ainda diz: "fazei tudo para a glória de Deus". 
Essa é uma boa dica não acham? Uma boa dica de como procedermos.
O apóstolo diz ainda mais em sia carta aos Filipenses: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". (pensai, viu a dica neh?! Cuidado porque o que você pensa vira "facinho" uma ação).

Hum, quer dizer que tem que ser assim?! Sim, tem que ser assim. 
Nós somos feitos a imagem conforme a semelhança de Jesus, somos cartas vivas aqui na Terra, onde existe uma multidão de testemunhas que nos vêem. É sabido, como eu mesma escrevi no outro texto no Blog, que as pessoas que passam e ficam na nossa vida contribuem com uma parte de nós, deixam suas partes e vice-versa. Que partes temos deixado por ai?

Deixa eu dar uma dica pra reflexão de vocês, imaginem que se você está feliz outras pessoas verão isso, não se engane, as pessoas que se importam e/ou convivem com você reparam como você está. Escolha aquilo que te deixa feliz, aquilo que te traz alegria, que te faz progredir. As coisas que te deixam assim, com certeza não ferem o Espírito Santo (que é aquela pequena porção de Deus em nós) e portanto são para glória de Deus. 

Seja livre nas suas escolhas. Nunca se esqueça que elas impactam a vida dos outros também. Seja como Cristo, motive o próximo, não tome atitudes egoístas e sempre ame.

@beatrizmenezes

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Passado Passado

Vamos falar de passado.
Não é incrível quando o passado te reencontra no presente e você verifica que ele faz parte de você? A grande reflexão é que somos parte da história de "alguens", e "alguens" são partes de nossa história. E isso é algo realmente muito bom e precioso.

Existem muitos os tipos de passado nessa vida, mas hoje vamos nos ater apenas ao passado passado. Não leitor, eu não escrevi errado e coloquei passado duas vezes não. É passado passado mesmo. E por mais inacreditável que isso possa parecer, essa é uma das variações de passado mais difícil de se viver (encontrar). Já a razão da sua dificuldade é até simples (saudade, depressão e afins), mas ainda assim é algo muito complicado para muitas pessoas.

Pra facilitar o entendimento, o fato é que, o passado passado é aquele que realmente fica pra trás. Fica lá, inerte, finito. As pessoas e as histórias na nossa vida passam, e precisa ser assim
Por exemplo: existe um tempo em que, a grande maioria de nós, só vive para estudar e mais nada. E essa fase nossa passa, fica pra trás, e nós geralmente a deixamos ir embora. Usei geralmente porque vocês hão de convir comigo que sempre tem aqueles "nós cegos" que parecem nunca assumir responsabilidades e ficam vivendo como se fosse estudantes tranquilos na vida. A chamada crise eterna da adolescência. Passado o momento julgadora do mal, podemos tomar outro exemplo. Você tem um melhor amigo por muitos anos (pode ser aquele da escola), vocês se entendem, combinam em tudo, seus desejos são alinhados um com o outro e tal, mas ai o tempo passa, cada um vai pra um lado e nós nem percebemos... Quando você vê, estão já tão distantes que se tornaram apenas passado.

Deu pra perceber que esse processo é natural? Então pra que insistir? Pra que segurar um passado? Pra que não se permitir mudar quando isso pode acontecer? Porque não entender que a vida é feita disso, de momentos e pessoas que vem e vão?
Sei que tem momentos que não queremos que passe nunca. Sei e entendo que existem pessoas que queremos "colocar dentro de um vidro" só pra ter por perto sempre, mas não pode ser assim. 
Caminharão dois juntos se não concordarem? Você pensará igual ao outro sempre? Os caminhos escolhidos serão o mesmo? Essa relação ainda possui frutos bons, de crescimento? A opção por intimidade de ambos os lados permanece? São tantas variáveis que figuram os nossos relacionamentos... Fazemos essas conjecturas o tempo todo, sem mesmo nem perceber, quando encontramos muitos não e/ou resistências a esses pensamentos, naturalmente seguimos um caminho rumo a sermos passado. 

A nossa vida é feita de ciclos. As coisas começam e terminam. 

Mas Bia, como assim, você tá querendo dizer que nada é pra sempre?! Não, não é isso que estou falando (tem coisas que são eternas e incríveis, fato), mas precisamos aprender a lidar com a evolução das coisas e das pessoas. Não devemos ter medo de ver que algo já foi, que acabou, ou ainda de entender que outras coisas ainda virão pela frente. Essas poderão ser ou não das coisas eternas, mas e daí?! Quem sabe como será? 

O importante é o que aprendemos, o que fica de cada experiência, cada história, o pedacinho de cada pessoa, que mesmo depois de ir, permanece em nós. Vale viver intensamente cada relacionamento, seja ele na amizade, na igreja, com autoridades na nossa vida, com a família, com um amor, com pessoas do seu trabalho... Não se engane, as pessoas vêm e vão e as suas partes ficam em nós, formam um pouco daquilo que somos. Sabe gente, as pessoas podem ir, na verdade devem ir conforme vamos nos transformando. Se todos juntos, ótimo, se não, bom também.

Ame sempre. Dê o seu melhor e espere o melhor.
Escolha sempre amar.
Sempre existe o novo por ai.
Vamos deixar o passado se tornar passado passado mesmo? Pode ser? Tranquilo?



É como eu sempre falo com o pessoal: Passado é passado não cria perninhas e vem andando, é pasado e fica pra lá ok?!



@beatrizmenezes