sexta-feira, 30 de abril de 2010

Purificar

Jesus, Paulo, Lucas, Jeremias...Ah foram tantos os homens de Deus que trataram desse assunto...

Paulo a Tito, de "filho":

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,

Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

TU, porém, fala o que convém à sã doutrina".


Agora que acabei de retirar esse texto da Bíblia veio sobre um um temos incrível, minha oração é: "Senhor, me livra do que está marcado em vermelho, não permita que eu seja assim, retire da minha essas coisas que levam os seus pequeninos a pecar".


Sabe irmãos, pensei que seria algo voltado a líderes, mas tenho discernimento agora de que é uma Palavra para todos nós, os ditos cristãos.


A palavra foi originalmente direcionada a tito através da vida de Paulo, um líder da igreja primitiva. As vezes me pego imaginando que não deveria ser muito "colorida" a vida de um líder segundo o coração do Pai naquela época. Não que hoje seja diferente, mas a doação e o entendimento do que é santidade, consagração, dedicação, por tantas vezes me parecem tão mais presentes. A idéia do apascenta as minhas ovelhas se me amas de jesus para Pedro me parecia tão mais palpável. Quando observo a maneira como Paulo fala a Tito, vejo um homem envolvido, comprometido com a palavra verdadeiramente, que chegas a ser um pouco assustador.


Bom, voltando um pouco as cores do texto. o que está de vermelho retrata simplesmente o que temos de pior, o que podemos ser de pior, como que de pior poderíamos estar envolvidos ou cercados, as grandes armadilhas de nossas almas, local de setas de satanás, entre outros. Com detalhe para o último que até twitei hoje (@beatrizmenezes) não adianta falar, suas obras, ações, atitudes, falam por você. Ressalto ainda a ganância, a preguiça, soberba e a desobediência. Acredito que nada mais além disso poderia ser pior. Nenhum outro traço nos coloca mais distantes de Deus. Já o que de preto assim:preto reflete o que devemos ser e suas conseqüências. Nos ensina a ensinar o outro, repreendedo-o, nos ensina a cuida da Palavra (o bem mais precioso, que também é Jesus Cristo), pede para que sejamos santos, nos purifiquemos de nós mesmo muitas vezes, de nossa mente, nossos pensamentos que muitas vezes só servem para consumir nossa fé e amor. O que está em verde é um dos melhores conselhos que já ouvi, pelo amor de deus não ouça ou siga doutrinas de homens, ou acredite em suas mentiras, ou que saiam fora do texto, afiram valores que não a verdade de Cristo. E finalmente, o que está em roxo, amados purifiquem-se, cuide de suas palavras, as maledicências, as palavras de maldição, tudo aquilo que envergonharia Cristo. Podemos mesmo até voltar a fazer a pergunta : Em seus passos (palavras) o que faria (diria) Jesus?


A idéia do post não é estudar o texto, é só mesmo deixar uma reflexão de algo que tem ministrado ao meu coração. precisamos acorda para um tempo claro de poder de Deus. Ah não entendeu essa parte, volte ao texto bíblico.


Beijos crianças

A paz de Cristo permaneça entre vocês sempre




Obs.: essa é a minha Creta, bora comigo?