terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quebrando paradigmas


Nossa, como nós sempre temos coisas pré-definidas na nossa mente não é mesmo? Esses são os paradigmas. Definição: Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido.

Estava pensando nisso, refletindo no que é certo ou errado, no que é o correto dentro de uma sociedade ocidental, ou até mesmo errado.

São tantos paradigmas em nossa volta. Cheio de não pode isso, não pode aquilo, é melhor fazer assim ou não, tem que ser "assado". E por incrível que pareça, as pessoas ainda acreditam que são elas estão fazendo as próprias escolhas.

Precisamos ter bem claro em nossa mente que a grande maioria das coisas que nos cercam nada mais são do que paradigmas, ou quem sabe dogmas da sociedade contemporânea. Vivo falando aqui de sonhos, escolhas, mudanças, "normalidade", enfim, sobre o quanto nossas escolhas interferem em nossas vidas. Se não pararmos pra pensar que as nossas escolhas hoje podem se transformar em "abacaxis" ou "café" mais a frente é tolice. Além de não podermos esperar colher algo diferente do que plantamos não sabemos nem em que tempo isso vai chegar. Observem o exemplo anterior, abacaxi tem um tempo para a colheita bem diferente do café, não é?

Temos que avaliar bem se nossas atitudes são no automático. Vocês vão descobrir que a grande maioria delas são sim, mesmo que sem perceber, completamente moldados dentro de um padrão onde as escolhas sequer são necessárias. O que eu quero dizer com essa idéia então? Quero falar que precisamos ficar atentos onde realmente podemos escolher. Por exemplo, você pode escolher onde quer morar, o que comer, o que estudar, ou simplesmente não optar por nada disso. Apesar de nossa sociedade nos impor algumas dessas coisas como obrigatórias elas não o são de fato. Só porque você já passou dos 30 mulher e não casou não quer dizer que será tia ou uma velha resmungona. Foram as suas escolhas, sempre nossas escolhas. Isso não é certo ou errado, foi o que eu escolhi para a minha vida. É isso que temos que ter na cabeça.

A bíblia nos diz que de nada adianta sim sim e não não frente a vontade da nossa carne. Não adianta falar e falar com alguém ou alguém falar com você o que pode ou não pode. Podemos sim advertir no tocante ao que acreditamos ser melhor. Vejam que disse acreditamos, podemos estar errados. Mas quem se importa?! Ser um ponto fora da curva da "normalidade" não é problema, o problema é estar perdido, sequer ter um caminho.

Abra mão daquilo que julga ser correto e busque fazer tudo em amor. Pode ter certeza que dará certo. Só por favor, não desistam, nunca desistam. Buscar saber a vontade do Pai nos ajuda demais, nos dá um norte não um caminho mais fácil. Fica a dica!

Que tal rompermos?

Uma das palavras mais vivas dentro do meu coração Paulo disse em Romanos cap. 12 vs. 2. "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".

Os mais fora da curva que eu conheço (perto deles eu sou uma mocinha do séc. XIX de comportada) - PinGODagua no video!

Nenhum comentário:

Postar um comentário