segunda-feira, 30 de abril de 2012

Passado Passado

Vamos falar de passado.
Não é incrível quando o passado te reencontra no presente e você verifica que ele faz parte de você? A grande reflexão é que somos parte da história de "alguens", e "alguens" são partes de nossa história. E isso é algo realmente muito bom e precioso.

Existem muitos os tipos de passado nessa vida, mas hoje vamos nos ater apenas ao passado passado. Não leitor, eu não escrevi errado e coloquei passado duas vezes não. É passado passado mesmo. E por mais inacreditável que isso possa parecer, essa é uma das variações de passado mais difícil de se viver (encontrar). Já a razão da sua dificuldade é até simples (saudade, depressão e afins), mas ainda assim é algo muito complicado para muitas pessoas.

Pra facilitar o entendimento, o fato é que, o passado passado é aquele que realmente fica pra trás. Fica lá, inerte, finito. As pessoas e as histórias na nossa vida passam, e precisa ser assim
Por exemplo: existe um tempo em que, a grande maioria de nós, só vive para estudar e mais nada. E essa fase nossa passa, fica pra trás, e nós geralmente a deixamos ir embora. Usei geralmente porque vocês hão de convir comigo que sempre tem aqueles "nós cegos" que parecem nunca assumir responsabilidades e ficam vivendo como se fosse estudantes tranquilos na vida. A chamada crise eterna da adolescência. Passado o momento julgadora do mal, podemos tomar outro exemplo. Você tem um melhor amigo por muitos anos (pode ser aquele da escola), vocês se entendem, combinam em tudo, seus desejos são alinhados um com o outro e tal, mas ai o tempo passa, cada um vai pra um lado e nós nem percebemos... Quando você vê, estão já tão distantes que se tornaram apenas passado.

Deu pra perceber que esse processo é natural? Então pra que insistir? Pra que segurar um passado? Pra que não se permitir mudar quando isso pode acontecer? Porque não entender que a vida é feita disso, de momentos e pessoas que vem e vão?
Sei que tem momentos que não queremos que passe nunca. Sei e entendo que existem pessoas que queremos "colocar dentro de um vidro" só pra ter por perto sempre, mas não pode ser assim. 
Caminharão dois juntos se não concordarem? Você pensará igual ao outro sempre? Os caminhos escolhidos serão o mesmo? Essa relação ainda possui frutos bons, de crescimento? A opção por intimidade de ambos os lados permanece? São tantas variáveis que figuram os nossos relacionamentos... Fazemos essas conjecturas o tempo todo, sem mesmo nem perceber, quando encontramos muitos não e/ou resistências a esses pensamentos, naturalmente seguimos um caminho rumo a sermos passado. 

A nossa vida é feita de ciclos. As coisas começam e terminam. 

Mas Bia, como assim, você tá querendo dizer que nada é pra sempre?! Não, não é isso que estou falando (tem coisas que são eternas e incríveis, fato), mas precisamos aprender a lidar com a evolução das coisas e das pessoas. Não devemos ter medo de ver que algo já foi, que acabou, ou ainda de entender que outras coisas ainda virão pela frente. Essas poderão ser ou não das coisas eternas, mas e daí?! Quem sabe como será? 

O importante é o que aprendemos, o que fica de cada experiência, cada história, o pedacinho de cada pessoa, que mesmo depois de ir, permanece em nós. Vale viver intensamente cada relacionamento, seja ele na amizade, na igreja, com autoridades na nossa vida, com a família, com um amor, com pessoas do seu trabalho... Não se engane, as pessoas vêm e vão e as suas partes ficam em nós, formam um pouco daquilo que somos. Sabe gente, as pessoas podem ir, na verdade devem ir conforme vamos nos transformando. Se todos juntos, ótimo, se não, bom também.

Ame sempre. Dê o seu melhor e espere o melhor.
Escolha sempre amar.
Sempre existe o novo por ai.
Vamos deixar o passado se tornar passado passado mesmo? Pode ser? Tranquilo?



É como eu sempre falo com o pessoal: Passado é passado não cria perninhas e vem andando, é pasado e fica pra lá ok?!



@beatrizmenezes


Nenhum comentário:

Postar um comentário