sexta-feira, 8 de junho de 2012

Das Coisas: Sobre Sonhos

Oi pessoal!

Anteontem estava refletindo sobre sonhos e a parte "problemática" deles.
É gente, verdade seja dita, nossos sonhos tendem a nos movimentar nessa vida. Por exemplo: você tende a estudar para passar na prova do vestibular para entrar na faculdade. Isso te exige esforço. Caso seu sonho seja namorar aquele cara liiiiinnnndo, você primeiro tem que fazer amizade, e pra isso gasta tempo para construir algo que evolua para o namoro.
Bom, até aqui tudo bem, sonhos, desejos que temos que nos fazem movimentar nessa vida, só que aí vem a primeira parte chata da coisa que é a seguinte indagação: Tá, eu consegui meu sonho, e agora?

O que acontece nesse momento 1, vamos chamar assim, é que nós tendemos a vaguear por aí em busca de novos sonhos que nos movimentem novamente já que o objetivo foi cumprido. Tem gente que dá uma "viajada na bananosa" nesse momento. Porque acredita que sempre tem que estar perseguindo coisas novas para estar fazendo o que é certo com a vida que se tem. Meus poucos 27 anos já me ensinaram que não é necessário períodos de 100% de atividades durante todo o tempo e em coisas distintas. Você não precisa sempre estar buscando algo. Existe tempo para todas as coisas, e as vezes temos que aproveitar e curtir o momento de parada, ou mesmo de um breve repouso. Além, é claro, sempre podemos nos dedicar aquelas motivações de movimento que nunca mudam, como por exemplo, os mandamentos de Cristo. Sim, segui-los demanda esforço diário.

Existe ainda o momento 2, é esse é o que tenho observado mais nas pessoas ultimamente, que é a seguinte pergunta: tá, eu consegui, realizei meu sonho, mas e agora, o que eu faço com ele? Como eu vou fazer com o que eu consegui? Como agir depois que seu esforço for recompensado? Em resumo, como fazer com que o sonho permaneça desejável. Porque a grande chave é essa. Você deseja algo, se esforça por meses, anos, as vezes uma vida inteira, e depois que consegue a euforia logo passa e torna-se, as vezes, até mesmo um peso. O que era o grande anseio do seu coração passa a ser algo comum, onde você não se deleita mais. As atividades diárias que se derivam do sonho conquistado podem não serem tão prazerosas como no ideal criado na sua mente. Continuando os exemplos pra isso: você finalmente passa na faculdade e lá descobre que o mais fácil foi entrar, porque os trabalhos são exaustivos, as provas te consomem noites sem dormir e você passa a não sentir mais prazer na universidade. Ou ainda, você finalmente namora o gatinho, mas no meio do caminho do relacionamento você encontra tantas coisas que são difíceis de enfrentar que acaba desanimando e pensando que era melhor quando ele estava apenas no seu pensamento. Tá, eu entendo isso, mas então Bia, como eu faço? Não é algo simples, motivação não se dá, no máximo se compartilha, a motivação tem que vir de dentro, do seu coração. Você tem que se lembrar do quanto quis aquilo e que vai valer a pena. Pensa comigo agora, seu objetivo de verdade não era entrar na faculdade, o grande objetivo (fim) é o diploma, ou o seu objetivo não é namorar o cara e sim casar com ele. Depois que você se formar ou se casar fechou um ciclo, bora manter esse sonho sempre como se fosse um sonho, se deleitar nisso, sinta prazer em cada etapa porque no fim, isso é a sua vida. E passe a colocar sonhos dentro de sonhos, como se fossem complementos, partes de algo lindo que é a sua história. Não desista, não desanime. Se você tem um sonho, lute por ele e lembre-se que só acaba quando você quiser. Sempre haverá romance se você o cultivar, você sempre poderá crescer profissionalmente com seus estudo e por ai vai.

Vamos permanecer animados então? Nada de se perder no meio do seu próprio caminho?
Tenha visão. Permaneça!



Com amor,

@beatrizmenezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário