domingo, 16 de janeiro de 2011

Sobre os Princípios

Vou começar mandando uma frase que já é bem famosa: Princípios são inegociáveis!
Essa frase pega, mas porque? Porque os princípios são inegociáveis?
Outra frase também muito famosa por aí é que tudo tem um preço. De fato muitas coisas tem um preço, as vezes até as pessoas os tem. Mas a grande questão é: o que é realmente inegociável? O que não tem preço? O que não dá pra se vender ou para deixar pra lá? Princípios são um bom exemplo. Vamos a alguns porques.

  1. Observem essa definição: Princípio é toda estrutura sobre a qual se constrói alguma coisa. São ensinamentos básicos e gerais que delimitam de onde devemos partir em busca de algo, verdades práticas que visam treinar nossa mente para melhor discernirmos sobre os caminhos corretos a serem tomados nos objetivos. È através deles que podemos extrair regras e normas de procedimento;
  2. Os princípios fundamentam aquilo que acreditamos, pelo qual escolhemos viver. Em suma, eles guiam as nossa ações, das mais corriqueiras as mais complexas;
  3. Dentro da nossa "bolsa de valores" estão os princípios, guardados de uma maneira tão ímpar que não somente sustentam nosso caracter como são parte de nós.
Dei só três exemplos porque acredito que isso seja algo de fácil compreensão. O que algumas vezes é difícil é viver de acordo com esse entendimento. As vezes, falamos que temos princípios mas logo na primeira oportunidade, onde o preço oferecido ou até mesmo o benefício em deixá-lo "brilha" mais, simplesmente falamos assim: Ow, fica quietinho aí porque essa eu não posso deixar passar. Fica a dica de que não podemos/devemos agir assim. Princípios são inabaláveis, não podem ser deixados de lado, porque sendo isso verdade, estaríamos deixando a nós mesmos de lado. Resumindo ou você tem e anda de acordo com os princípios ou simplesmente não os tem e conseqüentemente tem um caracter questionável.
Não pense leitor que vivo em um "mundo colorido" onde todos são íntegros e inabaláveis. Mas eu sei, onde tenho colocado minha dependência, naquilo que é incorruptível e tem guiado meus passos, na nosso rocha que é Cristo Jeus, O amor. Sei onde encontrei meus princípios, com exemplos em diversas gerações, nos mais diferentes povos e culturas, que são válidos e funcionam há muito tempo, estão lá, na Bíblia Sagrada.
Sigo aprendendo e lutando dia após dia para permanecer. 
Vamos permanecer e ser fiéis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário