terça-feira, 28 de setembro de 2010

Esclarecendo Algumas Coisas - Denominações

Pessoal, hoje resolvi falar brevemente sobre as denominações existentes no que tange a igreja. Serei breve, somente uma "pincelada" básica para quem tem curiosidade.



No sentido cristão do termo, trata-se de uma organização religiosa que funciona com um nome, estrutura e/ou doutrina comum. Isso é uma denominação. Na verdade, são divisões, versões da mesma crença com características distintas. Logo após a reforma protestante é que houve uma "chuva" delas por todo o globo. Foram e são muitas formas de cristianismo, mas não somente naquela época, algumas dessas divisões foram tomadas por hereges, apóstatas pelas tradicionais. Alguns desses grupos deixaram de existir de fato há muito tempo, como por exemplo os ebionitas que negavam a divindade de cristo.

Entre as muitas denominações protestantes hoje em dia, as divergências são basicamente teológicas. Muitas tiveram origem em avivamentos, como caso da Metodista fundada na Inglaterra por John Wesley, que relaciona a aceitação de Jesus como testemunho de vida. Outro exemplo que podemos citar derivada nessa linha é a Pentescostal que tem sua origem nos Estados Unidos da América com Willian Seymour que prega o batismo pelo Espírito Santo. 

Já outras denominações se baseiam na revisão de conceitos morais e profundo conhecimento bíblico como a Presbiteriana com Calvino. A Batista foi fundada por John Smyth e Thomas Helweys na Holanda. O primeiro, examinando a Bília creu na necessidade do batismo com a consciência plena do ato em si e fundamentou a denominação nessa base. Estima-se que mais de 70 milhões de membros dessa estejam espalhados pelo mundo. Já um senso de 2006 no Brasil revela que temos hojee em torno de 6.000 mil igrejas organizadas, 1.200 congregações ou missões menores com mais de 1.100.000 membros espelhadas pena nossa nação.


Espero ter sanado algumas dúvidas para alguns e atiçado a curiosidade em outros.

Como sempre uma delícia estar por aqui!

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário